No último texto falei sobre o grande medo que tenho de perder. Hoje, vou falar sobre o sofrer por antecipação. Se você é ansioso (a) como eu, vai entender bem o que é estar no hoje e já sofrer pelo amanhã. "Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz." No meu caso desde agora. E só serei feliz se não der errado né. Mas espera, aquele ok ali significa o que? E esse emoji? Ai deus!
O Google diz que: Ansiedade é um estado psíquico de apreensão ou medo provocado pela antecipação de uma situação desagradável (ou não) ou perigosa.
Já eu te digo que: É uma grande merda! isso mesmo, uma grande e dolorosa merda. Ser ansioso é perder uma gama de oportunidades que está no presente por medo do futuro. Ou tentar adiantar as alegrias futuras estando no presente. Deu pra entender? Se você leitor que não sofre desse mal acha confuso, imagine eu e vários que chegaram a esse texto procurando qualquer tipo de solução.
A Ansiedade nos faz sofrer por coisas desnecessárias que nos prendem como marionetes do nosso próprio destino. Esse sentimento do mal nos faz burlar sentimentos bons e que poderiam ser melhores ainda. Imagina como seria legal começar conhecer alguém sem ficar pensando no desastre que foi o relacionamento anterior. Ou melhor, imagine que legal seria não tentar imaginar o significado de cada oi daquele crush que você está afim. Sofrer por antecipação é isso, é buscar controle do que nem a gente sabe se pode controlar.
Não seria mais fácil viver um dia após o outro e sentir tudo isso sem medo de ser feliz. E se a felicidade não acontecer? Paciência. Você tentou. Nossos sonhos nos propõem um futuro, mas o real é aqui, é agora.